quinta-feira, 10 de julho de 2008

bem-vindos ao mundo da restauração

eu sou uma empregada de mesa. pshht, ó menina é como me costumam chamar. a vida de uma empregada de mesa pode ser muito mais interessante do que a maioria das pessoas imagina, sobretudo porque temos de lidar com duas espécies muito complexas: os clientes e os chefes de cozinha. e , claro, sempre com um sorriso.
na minha curta carreira já lidei com quase todo os tipo de clientes: o cliente chato, o cliente "tive um dia de merda e tu é que as vais pagar", o cliente surdo-mudo, o cliente "você não passa de uma reles empregada e está aqui é para me servir", o cliente comunicativo e, às vezes, também lá aparece o cliente simpático. chefes de cozinha só conheço um tipo: o "o chefe sou eu, quem manda sou eu, quem sabe sou eu". no mundo do chefe de cozinha ele é o imperador e os empregados de mesa são a plebe: não têm direitos e só estão ali para servir. mas isso vão perceber através das estórias que vos vou contar. e aposto que a próxima vez que forem a um restaurante vão deixar uma gorjeta mais generosa ao pobre empregado que vos atender.

6 comentários:

José Dias disse...

Apesar do tempo, sê bem-vinda! :)

Gigi disse...

Olá, descobri o teu blogue hoje. Li alguns posts e achei-o divertido. Por outro lado, tenho certas afinidades com o assunto base do teu blogue porque sou também empregada de balcão mas numa velha drogaria em Lisboa, daquelas mesmo de bairro, à moda antiga.
Não escrevo sobretudo sobre o tema 'balcão' mas tenho muitas, muitas histórias de balcão... As pessoas são incríveis... Ando nisto há 16 anos e antes não fazia ideia de que o mundo era assim, as primeiras cenas estranhas que vivi achava sempre que estava a ver um filme qualquer e não a viver a minha realidade. Depois habituei-me, claro.

Quando visito um blogue pela primeira vez e me agrada o que leio, é meu costume procurar o primeiro post... Gosto de conhecer primórdios. Manias!

Beijinho, cara 'colega'!

Anónimo disse...

saiste bem na tv
beijo....

Anónimo disse...

Fiquei a conhecer o teu blogue pela televisão e desde então tenho vindo a lê-lo.
És fantástica como escritora e como empregada de mesa.
Parabéns.

i disse...

o chef luís baena falou-me hj do teu blog. sou jornalista, vivo em cardiff e sou empregada num hotel. vivo uma vida dupla de empregada de mesa e jornalista nos tempos "livres". reconheço-me em cada uma das tuas palavras, é hilariante! mts parabéns pelo blog e pelo livro!

Me,myself & I! disse...

Olá!
Descobri hoje o teu blog e...estou a adorar!
Tens um sentido de humor apuradíssimo,rediges bem e tens uma escrita muito cativante!
Entendo perfeitamente porque escreveste um livro!
Vou tratar de procurá-lo...